Tecnologias Sociais
Dalton Martins |
O que são Tecnologias Sociais
O link acima (clique no título) é a leitura sobre Tecnologias Sociais indicada por Dalton Martins - palestrante sobre o tema. Navegue e comente aqui nesta página do Blog! Nossos comentários vão construir o momento presencial sobre Tecnologias Sociais, em 2 de dezembro.
Lembramos que você precisa ser MEMBRO do Blog para deixar suas mensagens nos comentários. Se você se inscreveu no Seminário e ainda não é Membro, mande um e-mail para seminarioeadufscar@gmail.com
15 comentários:
Olá, Dalton, olá colegas.
Eu creio que devo passado ao lado desse tema algumas vezes sem parar pra ler. A quantidade de informação hoje é muito grande e às vezes é preciso alguém empurrar a gente pra fazer. Valeu.
A minha primeira impressão é que, tão importante quanto cada uma das tecnologias sociais desenvolvidas para melhorar a vida humana e do planeta, é a formação de redes sociais em torno de projetos dessa natureza, única forma de lhes garantir o sucesso.
Entre outros, eu li o folder “Mostra de Tecnologias Sociais” em http://www.rts.org.br/publicacoes/arquivos/mostra_tecnologias_sociais_portugues.pdf e o artigo “Tecnologias sociais e inovação social” em http://www.gpcts.furg.br/DOC%20PDF/TecnologiasSociaiseInovacaoSocialrev06.pdf, que deixo como sugestão. Há muitos mais na Internet, inclusive do Dalton, e eu preciso ler muito mais sobre isso. Acho que a discussão vai ser interessante.
Bons estudos pra todos nós.
Olá,
Para contribuir com a nossa reflexão sobre o tema tecnologias sociais, trago um conceito sobre tecnologias sociais, extraído da internet, que me parece bem abrangente e pertinente: “são ferramentas estratégicas promotoras de sustentabilidade, de fácil acesso e aplicação, favorece a inclusão social, mantém a identidade cultural, não há pagamento de royalties (direitos autorais), promove a saúde, a integração do ecossistema, dissemina conhecimento, promove a integração da comunidade e a efetiva solução de transformação social. Contempla várias áreas do conhecimento: saúde, habitação, energia, meio ambiente, renda, segurança alimentar, educação, meio ambiente, agricultura familiar, economia solidária, ecologia etc.”
Fonte: http://www.investimentosenoticias.com.br/ultimas-noticias/artigos-especiais/tecnologias-sociais-ferramentas-estrategicas-para-a-sustentabilidade.html
Olá.Achei um conceito bem interessante e preciso a respeito.
"Tecnologia Social compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social". http://www.tecnologiasocial.org.br/
Podendo estar em variados ambientes,como o acadêmicos e as comunidades.Atualmente projetos sociais são realizados para interar comunidades a esta tecnologia.Paticipei de um projeto que visava o Letramento Digital,utilizando de tecnologias da comunicação e Informação.O resultado foi uma interação colaborativa de alunos do projeto, envolvendo as comunidades a participar de seus conhecimentos e habilidades adquiridos com o Letramento Digital.Muitos descobriram que os recursos tecnológicos que já conheciam e utilizavam, poderiam ter outras funcionalidades mais em suas vidas.Meu aprendizado foi conhecer e reaprender novas propostas pedagógicas para ferrantas como o blog por exemplo,entre outras.É inprecindível Letrar-se para esta nova Tecnologia Social.Certamente tratá utilizações produtivas.Penso e foco a tecnologia social no contexto educacional,porém abrange outras áreas sociais.
Na opinião de vocês, onde está acontecendo esse "letramento digital" ao qual a Juliana se refere?
Olá.
O letramento digital é generalizado, pelo que vejo. Há milhares de pessoas da “terceira idade” que estão empolgadas com MSN, Facebook, etc., e estão renovadas por se integrarem a novas comunidades, novos grupos sociais. E viva a Internet!
Mas eu gostaria de relacionar o assunto com a Educação. Eu tenho conversado com professores experientes, com mais de 20 anos de magistério, e estou conhecendo os dois lados da moeda. Noto que alguns professores trazem a experiência do uso do computador pessoal, onde sempre executaram pequenas tarefas domésticas e produziram materiais didáticos, às vezes de forma voluntária, sem apoio da instituição escolar onde trabalham. Estas pessoas geralmente mostram-se abertas às novidades da informática educativa e aceitam bem a EAD, isto quando não se apaixonam por ela. Mas, há professores da mesma idade, na mesma Escola, tão cultos e inteligentes quanto, que nunca se interessaram pelos computadores, que não mostram a menor vocação para isso e fazem questão de posicionar-se frontalmente contra a EAD, sem disposição sequer para ouvir falar dela.
Se for mesmo assim, fazer a “alfabetização digital” de um professor maduro pode, ou não, ser uma tarefa fácil; vai depender da vocação que ele mostre para a informática educativa, seu interesse e disposição para novos aprendizados, etc. Sabemos que a prática diária é indispensável para um bom manuseio dos recursos da informática e não seria apenas um cursinho de letramento que conseguiria fazer a pessoa se renovar e transformar a sua forma de ensinar, adaptando ou reconstruindo seus conceitos e técnicas pedagógicas antigas.
Mas, penso que até nisso a EAD é interessante. A EAD tem espaço para professor com este perfil, bastando quebrar a antipatia e oferecer-lhe uma boa equipe de apoio. Porque sempre é uma pena perder a vasta cultura de um professor experiente.
Olá,
Magda Soares nos apresenta o letramento digital como parte dos letramentos. Vale a pena ler um de seus artigos:
http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf
Até mais!
Quando se pensa em tecnologias sociais, cabe uma reflexão acerca do tema. Até que ponto a internet está sendo democratizada? E a EAD? São muitas propostas, mas será que ainda é restrito a um pequeno grupo de pessoas que detem de certa forma um domínio sobre as novas tecnologias?
Ola boa tarde.Respondendo a pergunta.Onde está acontecendo esse "letramento digital".Aqui mesmo neste blog acontece o Letramento digital.Fazendo Referências a leituras e pesquisas anteriores,para mim o Letramento Digital acontece diante desta nova leitura digital.Consiste em habilidades para construir um sentido a leitura,não linear,conectada a links,hipertextos,etc.São as novas práticas sociais de leitura e escrita,Fazendo relação ao tema tecnologia social.Tenho como referêrencia Marcelo Buzato,Mestre em Línguistica Aplicada pela UNICAMP.Acesse:entrevista na educarede.
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=14
Tecnologias Sociais
Houve tempo em que a comunicação era feita através de sinais, sons e até fumaça. Também houve tempo em que a escrita era a melhor opção de comunicação entre pessoas e povos. Houve tempo em que o rádio e a televisão eram fascinantes. Houve tempo em que o telefone e até o avião eram meios de comunicação.
Hoje até as crianças são seres ativos que criam, percebem e interagem com o mundo a sua volta. Elas já não aceitam mais o estado de subordinação.
Penso que a conectividade é muito importante. Ela atua como propulsor do conhecimento.
A conectividade acaba sendo atualmente um modus vivendi das pessoas. Ela já faz parte do cotidiano da grande maioria das pessoas do mundo, incluindo o mundo acadêmico.
Foi se o tempo em que o aluno era um mero "copiador" de lousa.
Um bom texto sobre letramento e cibercultura indicado por Grácia Lopes Lima na aba Oficina de Blog.
Relamente um ótimo texto,que nos traz claramente o conceito do Letramento.
O papel da internet tem sido fundamental para a construção e para a troca de diversas informações, entre elas sobre as Tecnologias Sociais.
As tecnologias sociais podem nascer de uma conversa entre amigos, na universidade e também na internet, o importante é que seu resultado seja divulgado para que muitos tenham acesso aquela "solução" para seu problema social.
Na internet, podemos debater, aprender e compartilhar informações e objetivos comuns, pensando no bem coletivo e no futuro. Podemos também, falar sobre as tecnologias sociais que foram criadas para solucionar diversos problemas coletivos como: o desperdicio de alimento e a fome que assola a vida de muitos, falar sobre as atividades de risco ambiental, sobre exclusão social e outros assuntos, ou seja, podemos e devemos utilizar a internet como um espaço para reflexão sobre esses diversos problemas que apesar de serem coletivos, são tratados como invisiveis por alguns.
Interessante:
http://www.ieham.org/html/docs/Boletim_6_Perdas_Desperdicio_Alimentos_PT.pdf
Olá pessoal! Acredito que a internet possa agir positivamente na questão da disseminação e na maior valorização das tecnologias sociais. Acredito também que os poderes públicos deveriam realizar trabalhos voltados à questão, como fóruns regionais e nacional, pois trata-se de importantes ferramentas que merecem mais atenção. Além de serem fruto da experiência de um povo, ou seja, elementos culturais. No meu ponto de vista, claro. Caso tenham algo para debater sobre o caso, principalmente se viajei na batatinha e não entendi bulhufas, espero vocês no alternativarp@hotmail.com para esclarecimentos sobre o assunto e outra questões. Menos futebol e novelas, por favor!. Abraço!!!
Postar um comentário